quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Saudade



Hoje é um dia onde boa parte da população brasileira vai parar para lembrar dos seus entes queridos que já se foram, aproveitando esta deixa, gostaria de conversar um pouco sobre isto.
Eu, já não tenho mais aqui comigo uma dupla de pessoas incríveis para mim, que são meus pais, e eu me permito sentir saudade deles o dia que me der vontade, sento penso relembro os melhores momentos e por não os piores também, não é mesmo? Porque não me permitir que este sentimento também me leve as lagrimas, muitos me disseram que com o tempo isto iria passar, bom comigo não passou, mas aprendi a lidar com esta saudade. Busco sempre no meu momento, particular de saudade rever alguns ensinamentos passados por eles , e porque não me lembrar das broncas ?
Uma coisa é fato, não podemos reverter esta situação, porém podemos tratar esta saudade de uma forma que nos faça alguém melhor, ao ponto de quem sabe um dia causar em outras pessoas este mesmo sentimento. Porém para isto temos que começar a analisar bem, a pensar em que não fizemos por aqueles que já se foram, as palavras não faladas , as atitudes não tomadas. Poxa vida é tão bom parar e pensar, eu posso fazer isto diferente.
Que tal hoje, ser o dia do inicio da nossa mudança de atitude?

4 comentários:

  1. Sábias palavras meu caro amiguh...
    aprender a lidar com essa saudade deveria nus render diploma,pois da trabalho...Seria ótimuh c pudéssemos parar o tempo e fikr ao lado q qm a gente ama.Mas é assim q a vida tem q seguir...As lágrimas são inevitáveis...mas te confesso q essa saudade dói muito mais q qualquer outro nível de saudade...

    Texto perfeito!
    Bjo no coração!

    ResponderExcluir
  2. Saudade. De fato uma bela palavra do conjunto gramatical de nossa língua.
    Haja vista que somos [o Brasil]o único povo no mundo que possui uma palavra para expressar tal sentimento. Falta física. Segundo o dicionário Caldas Aulete, saudade é “Sentimento provocado pela lembrança de algo bom vivido ou pela ausência de coisas e/ou pessoas queridas.”.
    O mais interessante é o quanto somos egocêntricos ao que se refere à saudade. Ela conota e mostra uma falta de fato física. O toque, o cheiro, o gosto.
    A essência daqueles que amamos e queremos bem, sempre estará conosco, pois de forma direta e sucinta, eles sempre estarão eternizados pelo dom da lembrança. Isso é de fato a verdadeira imortalidade.
    Mas ainda há um caminho longo no aprendizado desta lição.
    De fato, meu amigo tão querido, é momento de reflexão.
    Parabéns pelo texto. Muito oportuno, e não somente para o dia de hoje.

    ResponderExcluir
  3. Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
    Chico Xavier

    Sinto saudade do meu melhor amigo. Dos meus avós... que eram meus pais tb. E lembro da música:

    "Não sei porque você se foi
    Quantas saudades eu senti
    E de tristezas vou viver
    E aquele adeus não pude dar...
    Você marcou na minha vida
    Viveu, morreu
    Na minha história
    Chego a ter medo do futuro
    E da solidão
    Que em minha porta bate...
    E eu!
    Gostava tanto de você
    Gostava tanto de você..."

    ResponderExcluir
  4. Saudade é uma palavra que só existe em nosso idioma, como se só o brasileiro soubesse tão bem expressar. A Saudade no meu caso,chega a doer, mas como todo brasileiro que não desiste nunca, tento amenizar com outras diversões, tais como ler uma pela abordagem como a sua. Parabéns. Sinto-me honrado por residir no mesmo estado que um promissor escritor como você!

    Fábio Aiolfi
    Cônsul do Estado do Espírito Santo
    Pela Associação Internacional "Poetas Del Mundo"
    Ator e Escritor.

    ResponderExcluir